Bem-vindo(a). Aqui ando às voltas. Com a vida. Com o doutoramento. Com o blog. Quando as circunstâncias o permitem dou umas voltinhas pela Educação de Infância.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Olhar a saúde de cada criança


A saúde e o desenvolvimento são influenciados por uma variedade
de factores que envolvem as crianças, as famílias e as nações. Os factores do meio físico, social e económico, bem como as experiências dos primeiros anos de vida, os estilos de vida e os aspectos de natureza biológica e psicossocial têm um grande impacte na saúde das crianças.
Para uma vida saudável são decisivos os períodos pré-natal e peri-natal, o nascimento e a infância. Atrasos no desenvolvimento da criança aumentam o risco de uma saúde precária, reduzindo as capacidades físicas, cognitivas e emocionais na vida adulta. De acordo com a OMS (2002) “constituem fundamentos importantes da saúde dos adultos a herança genética de cada um, a vida pré-natal e a primeira infância”.
No jardim de infância, o educador acolhe um grupo de crianças com características desenvolvimentais e necessidades de saúde diversas. Tal como a OMS preconiza, cada criança transporta consigo a sua herança genética, o meio ambiente em que nasceu e o estilo de vida em que vive. São estes os três aspectos que o educador de infância deve ter em atenção quando pretende promover a saúde das crianças. Não se pode educar uma criança que não esteja saudável, assim como não se pode tornar saudável uma criança que não seja educada. Neste sentido, a promoção da saúde torna-se central no processo educativo. Afinal não será este o objectivo fundamental da educação de infância?
Reflexão: Arriscaria dizer que não é só objectivo da educação de infância mas da educação em geral...

2 comentários:

Fátima André disse...

:)

Talvez lhe interesse este link:

http://csfeira.blogspot.com/

Trata-se de um projecto no âmbito da Saúde Materna.

A Professorinha disse...

E arriscas bem, é bem verdade o que dizes sobre a saúde e sobre a educação. E a saúde não é só física, é também mental..

Beijos